O Esporte Clube Vitória emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (25) para esclarecer o episódio ocorrido na final do Campeonato Baiano, quando fumaça azul — cor associada ao Bahia, principal rival do clube — foi disparada na arquibancada onde estavam suas principais torcidas organizadas.
Na nota, o clube explicou que o erro foi causado por um colaborador da empresa responsável pelos efeitos pirotécnicos, que teria trocado propositalmente as latas de fumaça. “Apurando os fatos, foi identificado uma troca proposital das latas de fumaça por parte de um colaborador da empresa que já foi desligado”, informou o Vitória.
O clube ainda ressaltou que o uso de efeitos pirotécnicos na entrada do time em campo já ocorre há mais de três anos, sempre com as cores vermelho e preto. “Nosso protocolo de entrada do Vitória em campo possui apenas as cores vermelho e preto”, destacou o comunicado.
O Vitória também negou que a fumaça azul tenha sido utilizada como parte de uma eventual comemoração do título do rival. “Diferentemente do divulgado nas redes sociais, a fumaça azul não foi colocada para uma eventual comemoração de título do time rival.”
Por fim, o clube garantiu que medidas serão adotadas para evitar novos incidentes. “Medidas técnicas serão adotadas pelo Esporte Clube Vitória para prevenir que tal situação volte a acontecer.”