O diretor da Guarda Civil Municipal de Salvador, coronel Humberto Sturaro, afirmou que a corporação já é uma guarda armada e defendeu a aprovação da PEC 57, que amplia constitucionalmente o poder de polícia das guardas municipais no país. A proposta, que tramita no Congresso, tem sido tema de debates entre especialistas e gestores de segurança pública.
“Olha, só esclarecendo: a Guarda Municipal é uma guarda armada. O que era questionado sempre era em relação a esse poder de polícia. O STF já ratificou as operações de policiamento ostensivo da Guarda Municipal, isso nos fortalece muito, mas será mais fortalecido ainda com a aprovação da PEC 57, que vai dar oficialmente, constitucionalmente, esse poder de polícia”, afirmou Sturaro em evento de lançamento da pré-candidatura a Presidência de Ronaldo Caiado (União Brasil).
Segundo ele, o objetivo da Guarda é atuar na prevenção da violência, que, para além do policiamento com viaturas, inclui ações como poda de árvores, iluminação pública e investimentos em tecnologia. O prefeito Bruno Reis (União Brasil), pretende expandir o sistema de videomonitoramento da capital com até 10 mil câmeras de reconhecimento facial.
“Isso facilita a prisão de pessoas com mandado em aberto e também a identificação de pessoas perdidas”, completou o diretor.
Sem cravar apoio, Sturaro elogiou o papel do governador de Goiás e pré-candidato a Presidência, Ronaldo Caiado (União Brasil), na área de segurança pública.