A vereadora de Salvador, Cris Correia (PSDB), fez um pronunciamento nesta quarta-feira (9), no plenário da Câmara Municipal, denunciando a insegurança no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, localizado no centro da capital baiana. Segundo ela, até mesmo dentro da igreja, fiéis estão sendo vítimas de assaltos à mão armada.
Durante sua fala, Cris contou que foi procurada pelo reitor do santuário, Frei José Luiz, para relatar a preocupação com a criminalidade dentro da igreja. “O pedido dele era que por favor eu ajudasse o Santuário, a Igreja da Piedade, como vocês já sabem, o convento que ali tem, para combater a violência dentro da igreja, a criminalidade dentro da igreja. E quando ele me disse isso eu fiquei assustada e perguntei o que é que está acontecendo Frei? Ele disse, antes a gente presenciava e ouvia histórias de assaltos constantes na frente da igreja, mas agora os assaltos estão acontecendo dentro da basílica”, disse a vereadora.
Segundo ela, os relatos do frei indicam que os assaltos, antes frequentes nas proximidades do templo, agora estão acontecendo também dentro da basílica.
“Recentemente, na semana passada, uma mulher que estava dentro da igreja numa celebração, infelizmente teve uma faca no pescoço e foi assaltada. Levaram dela dinheiro e relógio. O Frei ele colocou à disposição as câmeras internas da igreja para que possa ser vista as imagens e assim tomar as devidas providências pela polícia”, contou Correia.
Durante o seu discurso, a vereadora reforçou que a localização do santuário, próximo à Praça da Piedade, onde há um posto fixo da Polícia Militar, agrava ainda mais a gravidade da situação. “Eu quero, na verdade, deixar aqui também o pedido, eu vou estender o pedido do Frei José ao comandante da polícia militar Coronel Magalhães, por favor, dê uma olhada essa situação, olhe com carinho, ali no centro da cidade você sabe que tem uma mobilização e uma movimentação muito grande, uma rotatividade dentro daquela igreja”, ressaltou a vereadora.
Por fim, a edil afirmou que diante dos últimos episódios de violências dentro de santuários religiosos está difícil de renovar a esperança em dias melhores.
“Hoje em dia na cidade de Salvador está difícil até rezar, está difícil até entrar na igreja para agradecer e renovar os seus pedidos e a esperança por dias melhores. Então, coronel, eu deixo aqui o meu pedido, o meu apelo. Por favor, olhe para a Basílica, olhe para o convento, olhe para aquelas pessoas que ali vão fazer suas orações e seus pedidos”, concluiu a vereadora.