A Petrobras anunciou a redução de 7,9% no preço do querosene de aviação (QAV) a partir desta terça-feira (1º), o que representa uma queda de R$ 0,31 por litro. Com isso, o valor do combustível fica 0,2% acima do preço praticado em dezembro de 2024, mas 29,2% abaixo do registrado em dezembro de 2022.
O QAV é um combustível derivado do petróleo, essencial para o transporte aéreo comercial, sendo utilizado por aviões e helicópteros. Seu preço é ajustado mensalmente pela Petrobras, sempre no primeiro dia de cada mês. A estatal vende o combustível às distribuidoras, que então o repassam para companhias aéreas e outros consumidores nos aeroportos.
No Brasil, esse mercado é aberto à livre concorrência, permitindo a atuação de outras empresas como produtoras ou importadoras.
Além da redução no QAV, a Petrobras também diminuiu em 4,6% o preço do diesel, o que representa uma queda de R$ 0,17 por litro. O anúncio foi feito pela presidente da estatal, Magda Chambriard, na segunda-feira (31), durante um evento sobre compra de crédito de carbono na sede da empresa, no Rio de Janeiro.