O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, informou, em entrevista a um pool de rádios em Feira de Santana, nesta sexta-feira (25), que os acertos da parte do governo da Bahia e Federal já foram feitos e que falara agora o governo Chinês dar o aval para o início das obras físicas da ponte Salvador-Itaparica, que poderá ocorrer ainda em 2025.
A fase da sondagem, momento inicial e fundamental para o dimensionamento do equipamento, já foi finalizada.
“Eu tenho a possibilidade de ir a China. O Lula está com a previsão de ir a China. E ele indo vai conversar com o Xi Jinping . Nós já superamos todas as etapas do, dando assim, do anteprojeto, que foram as sondagens, que foi a negociação de uma pactuação de novo valor da ponte depois da pandemia. O TCE ajudou bastante a gente. Nós já assinamos. O Estado já assinou o acordo. Falta a China assinar. A equipe técnica da China já assinou. Falta agora o governo chinês dizer que está ok”, revelou o governador da Bahia.
“A expectativa nossa é que esse restinho do mês de abril, o governo chinês diga ok. Se disser ok, qual é a ideia do ministro Rui Costa da Casa Civil? É botar Lula, Xi Jinping para poder assinar o termo. Se o Xi Jinping topar, eu vou lá. Eu vou lá presenciar, testemunhar os dois governos. Chinês e brasileiro assinaram o acordo para dizer assim começa a ponte é tudo que nós queremos então estamos na expectativa”, reforçou Jerônimo Rodrigues.