A cidade de Feira de Santana, a segunda maior da Bahia, registrou a morte de um professor de 33 anos vítima de meningite bacteriana. Davidson Souza Brito lecionava no povoado da Vila, no município de Biritinga. A confirmação do óbito foi feita pela prefeitura da cidade no sábado (5).
De acordo com a gestão municipal, o professor começou a passar mal na última quarta-feira (2) e foi levado para uma unidade de saúde local. Após avaliação médica, foi solicitado que ele realizasse exames na cidade de Serrinha no dia seguinte. No trajeto, Davidson teve um agravamento no quadro de saúde e precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal de Serrinha, sendo posteriormente regulado para um hospital em Santo Antônio de Jesus.
No entanto, durante o deslocamento para a unidade de referência, o professor voltou a apresentar piora e foi levado às pressas ao Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, onde não resistiu.
A Secretaria Municipal de Saúde de Biritinga confirmou o diagnóstico de meningite bacteriana e informou que todas as medidas de vigilância e prevenção estão sendo adotadas conforme protocolos do Ministério da Saúde. Familiares próximos do professor já foram submetidos à quimioprofilaxia, uma medida preventiva com uso de antibióticos.
Alerta aos sintomas
A meningite bacteriana é uma doença grave e de rápida evolução. A Vigilância Epidemiológica reforça o alerta para sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca, mal-estar e fraqueza. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Transmissão e prevenção
A doença é transmitida por contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas, como gotículas de saliva ou espirros. Devem fazer uso preventivo de antibióticos:
- Pessoas que residem na mesma casa do paciente;
- Indivíduos que tiveram contato direto com secreções (como beijo, uso compartilhado de copos ou escovas de dente);
- Profissionais de saúde que realizaram procedimentos sem proteção adequada, como intubação ou coleta de líquor.