Ao final do terceiro dia de velório aberto, nesta sexta-feira (25), às 20h (horário local, 15h em Brasília), terá início o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco. O corpo do Papa foi trasladado na última quarta-feira (23) da Casa Santa Marta para ser exposto à veneração dos fiéis, e a cerimônia será presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
O evento contará com a presença de diversos cardeais, incluindo Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, Roger Michael Mahony, cardeal presbítero, Dominique Mamberti, cardeal protodiácono, e Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro. Também estarão presentes Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado, Baldassare Reina, vigário geral para a Diocese de Roma, Konrad Krajewski, esmoleiro de Sua Santidade, e outros membros da hierarquia eclesiástica, como dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado, e dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo.
A cerimônia ocorrerá com a reunião dos participantes junto ao altar da Confissão, conforme orientações do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli.