A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (29), o aumento salarial para as forças de segurança do estado. Foram aprovados quatro projetos de lei enviados pelo governador Jerônimo Rodrigues, que reestruturam a remuneração de diversas categorias. Os beneficiados são a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e os agentes penitenciários. A aprovação ocorreu após um acordo entre as bancadas do governo e da oposição na Casa.
Os reajustes variam por categoria. Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros terão um ganho médio de 14,76% entre 2025 e 2026. Na Polícia Civil, delegados e peritos receberão 14%, enquanto investigadores, escrivães e peritos técnicos do DPT terão um aumento de 22% no mesmo período. Já os agentes penitenciários terão um ganho médio nominal de 13,29% entre 2025 e 2026.
Além do reajuste nos vencimentos, as propostas incluem outros benefícios. Para a Polícia Civil, há ampliação da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), promoções anuais por avaliação e redução do tempo mínimo na classe, de seis para três anos. Agentes penitenciários terão revisão no vencimento básico e ajustes entre classes. PMs e bombeiros contarão com o auxílio-fardamento uniformizado em R$ 251,16. Os reajustes começaram a ser pagos retroativamente em março deste ano, com nova parcela prevista para maio e outras etapas programadas para 2026.