Foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (24) as exonerações de Valdeci Marques de Souza Filho, coordenador técnico da 10ª Ciretran de Barreiras, e de David William Oliveira de Santana, coordenador de Habilitação da mesma unidade. Os dois são investigados por suposto envolvimento em um esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
Segundo nota divulgada pelo Detran, o afastamento dos servidores teve como objetivo não comprometer as investigações conduzidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ambos também responderão a processos administrativos, instaurados pela Corregedoria do órgão.
Valdeci e David são suspeitos de participar de um esquema criminoso que envolvia a adulteração de resultados de provas teóricas e práticas, além da emissão fraudulenta de documentos referentes à habilitação de condutores e à circulação de veículos. As exonerações fazem parte dos desdobramentos da Operação “Fraus Omnia”, deflagrada pelo MP-BA.
Na última quarta-feira (23), a operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, foram apreendidos R$ 282.950 em espécie, cheques somando R$ 14.220, um celular, um caderno com anotações diversas, além de um carimbo e dois extratos bancários.