O Esporte Clube Vitória volta a disputar uma partida fora do país nesta quinta-feira (10), após 11 anos. O compromisso será diante do Defensa y Justicia, na Argentina, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana 2025. A última vez que o Leão jogou fora do Brasil por uma competição internacional foi em 2014, também pela Sul-Americana, quando enfrentou o Atlético Nacional, da Colômbia.
Na ocasião, o Vitória encarou o time colombiano pelas oitavas de final. No jogo de ida, em Medellín, o rubro-negro arrancou um empate por 2 a 2, com gols marcados por Ednei e Willian Henrique. A equipe baiana, no entanto, acabou sendo eliminada na partida de volta, em pleno Barradão.
A escalação do Vitória naquele confronto foi: Gatito Fernández; Nino Paraíba, Ednei, Luiz Gustavo e Mansur; Adriano, José Welison (Willian Henrique) e Aguiar; Edno, Marcos Júnior (Euller) e Beltrán. O técnico era Ney Franco.
O Vitória jogou apenas duas partidas fora de Salvador pela Sul-Americana até hoje. Além do confronto contra o Atlético Nacional em 2014, o clube também enfrentou o River Plate, do Uruguai, em 2009.