A jornalista e apresentadora Wanda Chasefoi homenageada nesta segunda-feira (7) com o Título de Cidadã Baiana, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em uma sessão especial marcada por emoção e reconhecimento. A cerimônia reuniu autoridades, familiares, amigos e representantes do jornalismo e da cultura baiana, e aconteceu na sede da ALBA, em Salvador.
Wanda havia sido indicada para receber o título em 13 de março, após o Carnaval, mas a solenidade foi adiada por conta de uma virose que a jornalista contraiu durante a cobertura da festa. A honraria foi oficialmente instituída, mas não chegou a ser entregue em vida. A comunicadora faleceu no dia 3 de abril, após complicações de uma cirurgia para tratar um aneurisma dissecante da aorta.
Durante a sessão, oito pessoas compuseram a mesa, representando diferentes setores da sociedade e a trajetória da homenageada:
- Deputada Fátima Nunes (PT), autora da proposta e presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade;
- Neusa Cadori, secretária estadual de Política para as Mulheres (SPM-BA);
- Nair Chase, irmã da jornalista;
- Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI);
- Fernanda Gama, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba);
- Georgina Maynart, jornalista e amiga de Wanda;
- Osmar Marrom Martins e Casemiro Neto, jornalistas e amigos da homenageada;
- Tonho Matéria, cantor e compositor.
A sessão foi aberta com a execução do hino nacional e seguiu com discursos que lembraram o legado de Wanda Chase. A presidente da ALBA, Ivana Bastos (PSD), destacou o simbolismo da data: “Mesmo em abril, sentimos ainda o eco do março mulher, e nele reconhecemos o brilho eterno de uma estrela, que jamais se apagará no céu da comunicação baiana. E é com ainda mais emoção que realizamos essa sessão neste 7 de abril, Dia do Jornalista”.
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de Tonho Matéria, que cantou “Evangelização”, música preferida de Wanda. A jornalista, que era natural do Amazonas, já havia recebido em 2002 o Título de Cidadã Soteropolitana, concedido pela Câmara de Salvador.
A entrega simbólica do título ficou a cargo dos irmãos de Wanda, que vieram do Amazonas para prestar as últimas homenagens. Ao som de “Toda Menina Baiana”, de Gilberto Gil, o evento foi encerrado sob aplausos e muita emoção.