Líderes do Comando Vermelho (CV) envolvidos em queima de veículos, assassinatos e tráfico de drogas foram alvos da Operação Muralha, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta quarta-feira (14). A ação mobilizou mandados em presídios, comunidades e bairros de Salvador, além de identificar foragidos no Rio de Janeiro. Entre os alvos da operação, está Josevaldo Bandeira, conhecido como “Val Bandeira”, apontado como uma das principais lideranças da CV no Nordeste de Amaralina. Ele já se encontra custodiado em presídio federal no Estado de Pernambuco, onde teve mandado de prisão cumprido.
Outro identificado é Ueverton da Cruz Souza, o “Tubarão”, condenado a 33 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de roubo majorado, homicídio qualificado e associação criminosa, cometidos em 2021. Detido na Penitenciária Lemos de Brito (PLB), ele é suspeito de envolvimento na queima de veículos ocorrida em represália à morte do advogado Danilo Ferreira, em 14 de abril deste ano. Durante interrogatório, Tubarão confirmou ser integrante do CV. Apesar da busca realizada em sua cela, nenhum material ilícito foi localizado.
Já Gean Guilherme Salvador Grimaldi, conhecido como “Gean”, está foragido e foi localizado na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Ele é monitorado por tornozeleira eletrônica e apontado como participante ativo no grupo envolvido na queima de veículos. Durante cumprimento de mandado de busca em sua residência, foram apreendidos três celulares (dois danificados e um desbloqueado), além de um revólver calibre .32 e uma pistola 9mm com munições.
Em Salvador, Rodrigo Silva Santana, o “Pequeno”, foi preso no bairro de Pirajá.Segundo a polícia, ele atua no tráfico de drogas e também integra a facção. Na casa dele, foram apreendidas 29 porções de maconha, rádios transmissores, trituradores de drogas, uma faca e quatro celulares.
Carlos Alexandre de Jesus, o “Acerola”,também foi alvo da operação e teve mandado de prisão e busca cumprido na Penitenciária Lemos de Brito. Nada de ilícito foi encontrado.
Um adolescente, identificado pelas iniciais M.S.S., foi apreendido com drogas, um revólver calibre .38 com 10 munições, dois celulares (um deles com registro de roubo) e R$ 100 em espécie. A apreensão ocorreu na Rua Dr. Armando Colavolpe, região conhecida como Disneylândia, durante diligências que visavam cumprir mandado relacionado a Val Bandeira. O menor foi encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde os procedimentos legais serão adotados.
A Operação Muralha foi deflagrada nesta quarta-feira (14), com mandados cumpridos em diversos bairros de Salvador e no sistema prisional. A ação é resultado de investigações da 29ª Delegacia Territorial, com apoio do NAI/Depom. Mais de 180 policiais participam da operação, que visa desarticular grupos criminosos responsáveis por queima de veículos, roubos e pichações no bairro do Lobato. A iniciativa busca conter a violência e restabelecer a ordem pública. A operação conta com o apoio de diversos departamentos policiais e órgãos de segurança estadual e federal.