Opositores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados ventilam uma coleta de assinaturas para protocolar um pedido de impeachment do mandatário após a revelação de fraudes bilionários no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que lesaram aposentados e pensionistas.
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) afirmou que um pedido de impeachment está sendo avaliado com “responsabilidade e seriedade”.
“A apresentação de um pedido de impeachment em decorrência do escândalo do INSS. Os fatos revelados são de extrema gravidade e não podem, em hipótese alguma, ficar impunes”, disse o parlamentar.
“O maior escândalo de corrupção da história desse país não passará em branco”, acrescentou.
Deputados conservadores avaliam que a melhor estratégia para as eleições de 2026 é enfrentar um Lula “desgastado”. O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL) colheu as assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que mira a atuação de sindicatos envolvidos no esquema.
Agora, a oposição pretende investigar o irmão de Lula, José Ferreira da Silva, o “Frei Chico”. Ele é o diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das 11 entidades suspeitas de envolvimento no esquema.