Pela segunda vez desde o início do Conclave, a fumaça preta voltou a subir da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8), indicando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo papa. O sinal, aguardado por milhares de fiéis reunidos no Vaticano, confirma o resultado negativo da votação realizada nas primeiras horas do dia.
Um vídeo registrado no local mostra o momento exato em que a fumaça escura é liberada, frustrando as expectativas dos presentes. Ao todo, 133 cardeais participam da escolha e é necessário que um deles alcance dois terços dos votos para ser eleito pontífice — o que ainda não aconteceu.
Ainda nesta tarde, estão previstas mais duas rodadas de votação, com possíveis sinais de fumaça por volta das 12h30 e 14h, no horário de Brasília. Os horários, no entanto, são aproximados e podem variar, como já ocorreu em votações anteriores.
Nos conclaves anteriores que resultaram na eleição dos papas Francisco (2013) e Bento XVI (2005), a escolha ocorreu no segundo dia de deliberação. No entanto, o Conclave atual pode se estender por mais tempo, já que reúne o maior número de cardeais votantes da história.