O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta segunda-feira (19) novos avanços nas negociações para a construção da ponte Salvador-Itaparica. A declaração foi feita durante um evento na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, voltado à promoção da educação científica nas escolas. Segundo Jerônimo, a viagem à China ao lado do presidente Lula (PT) rendeu sinais concretos de que o projeto deve, enfim, sair do papel.
De acordo com o governador, reuniões com representantes da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), empresas responsáveis pela obra, serviram para alinhar pendências que impediam o andamento do projeto. Os chineses levantaram cinco questões durante um encontro na semana passada, em Pequim, entre elas, o possível aumento de custos caso sejam encontradas rochas frágeis no terreno. Jerônimo garantiu que, havendo justificativa técnica, o orçamento poderá ser revisto.
“Quem vai dizer o custo da obra são os estudos, é o projeto. Em momento algum a gente disse que estava fechado uma revisão de valor, porque não pode ficar fazendo revisão constantemente. Mas se tiver material técnico, nós faremos”, afirmou.
Além disso, o governador revelou que o presidente Lula incluiu a ponte Salvador-Itaparica na pauta das três reuniões que teve com autoridades chinesas, incluindo o próprio presidente Xi Jinping. “Lula calçou ali o tema da ponte. E o primeiro-ministro, da mesma forma, se colocou à disposição, acenando que o Xi Jinping estava ciente disso”, contou Jerônimo. “O que eu vi lá foram sinais muito positivos de que, nos próximos dias, a gente possa ter esse contrato assinado e partir para a ação concreta”.
O início das desapropriações e a execução de obras fora da área marítima são algumas das etapas que devem ser iniciadas assim que o contrato for formalizado. “Eu não estou confortável, porque quero que as coisas andem, mas estou otimista”, concluiu.
Ponte interditada no interior da Bahia
Durante a coletiva, Jerônimo também comentou a situação da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, que está interditada desde o início de maio para inspeções e ensaios técnicos. Segundo ele, a decisão de fechar totalmente a estrutura foi tomada pelo DNIT para preservar vidas diante do risco de colapso.
“O ministro foi muito claro: eles fecharam a ponte para ninguém correr risco de vida. É um sacrifício grande, porque as estradas alternativas não têm pavimentação adequada, não suportam o peso dos caminhões”, afirmou.
O governador disse que o governo federal estuda liberar a travessia de veículos leves em horários controlados, como ambulâncias e viaturas, e que um novo projeto já está em andamento para a construção de uma nova ponte em outro ponto do rio. “Aquela ponte, segundo ele, não será derrubada. Será feita uma nova em outro espaço. Até para destruir uma ponte daquela custa caro”, explicou.