Três marcas de café torrado foram consideradas impróprias para consumo humano após inspeção do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida foi divulgada na sexta-feira (23), com a recomendação imediata de recolhimento dos produtos por apresentarem impurezas, micotoxinas e matérias estranhas acima dos limites permitidos por lei.
Os lotes reprovados pertencem às marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial. Segundo o Mapa, os cafés não atendem aos requisitos mínimos de identidade e qualidade exigidos pela legislação brasileira. Entre os elementos encontrados estão pedras, areia, paus e grãos de outras espécies vegetais.
“Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, diz nota do Mapa.
A pasta federal notificou as empresas responsáveis e determinou o recolhimento imediato dos lotes contaminados. O consumidor que tiver adquirido algum dos produtos pode solicitar a troca.
Caso os produtos ainda estejam sendo comercializados, o ministério orienta que a denúncia seja feita pelo canal oficial Fala.BR, com o nome e endereço do estabelecimento.