Um homem apontado como líder de uma facção criminosa com atuação em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foi capturado na manhã desta quarta-feira (14) em São Paulo, durante a Operação Mente Bloqueada. A ação integrada envolveu equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e de São Paulo, da Polícia Civil baiana (DHPP) e da Superintendência de Inteligência da SSP-BA.
O criminoso foi localizado em uma cobertura de alto padrão, com piscina, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. O imóvel é avaliado em aproximadamente R$ 5 milhões. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dinheiro em espécie, barras de ouro, celulares e documentos falsificados.
O alvo da operação estava foragido e possuía três mandados de prisão em aberto. Ele já havia sido preso anteriormente em 2017, no estado do Ceará, mas respondia em liberdade. As investigações apontam que o suspeito é responsável por tráfico de drogas e armas, além de envolvimento em homicídios, sequestros, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.
De acordo com o coordenador da FICCO Bahia, delegado federal Eduardo Badaró, a prisão é resultado de meses de trabalho conjunto entre os órgãos de segurança.
“Há seis meses intensificamos as operações de inteligência, com o objetivo de prender este indivíduo que determinava homicídios e também a distribuição de armas e drogas na Região Metropolitana de Salvador. O trabalho integrado continua, buscando desarticular toda a facção”, afirmou.
A operação representa mais um avanço no combate ao crime organizado, com foco na cooperação entre forças policiais de diferentes estados para desarticular redes criminosas de atuação interestadual.