O mês de abril registrou um novo recorde de violência armada na Bahia em 2025. Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, foram contabilizados 155 tiroteios no estado, resultando em 131 mortes e 24 feridos. Desse total, 71 confrontos — o equivalente a 46% — ocorreram durante ações policiais, o maior número registrado em um único mês neste ano.
O número representa um aumento de 29% em relação a março, que teve 55 tiroteios relacionados a operações policiais, dentro de um total de 150 tiroteios. Em comparação com abril de 2024, o crescimento foi de 20%.
Entre os baleados em operações policiais no mês passado, 67 pessoas foram atingidas, incluindo quatro policiais militares. Do total de vítimas, 63 eram adultos (55 mortos e 8 feridos) e quatro eram adolescentes, todos mortos. O perfil das vítimas aponta 66 homens e uma mulher. Em relação à raça, 40 pessoas foram identificadas: 39 negras e uma branca.
As ações resultaram ainda em duas chacinas, com nove mortes, e em uma morte por bala perdida: a da estudante universitária Ana Luíza Silva dos Santos, atingida durante uma operação no bairro da Engomadeira, em Salvador, no dia 13 de abril.
Para Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, os dados reforçam a necessidade de rever a política de segurança pública adotada no estado. “É uma questão de escolha manter a política de segurança que há anos se mostra ineficaz. A polícia funciona como um motor da violência, operando sempre com mais enfrentamento e menos inteligência. Isso interfere diretamente na vida de todas as pessoas, sem perspectiva de melhora”, afirmou.
Cidades com mais tiroteios em abril:
- Salvador: 118 tiroteios, 96 mortos e 19 feridos
- Camaçari: 16 tiroteios, 17 mortos e 2 feridos
- Dias D’Ávila: 6 tiroteios, 5 mortos e 1 ferido
- São Sebastião do Passé: 4 tiroteios, 3 mortos e 1 ferido
- Lauro de Freitas: 3 tiroteios e 3 mortos
- Candeias: 2 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido
- Mata de São João: 2 tiroteios e 2 mortos
- Simões Filho: 2 tiroteios e 2 mortos
- Itaparica: 1 tiroteio e 1 morto
- Pojuca: 1 tiroteio sem vítimas
Bairros mais afetados em Salvador:
- Fazenda Grande I: 7 tiroteios e 2 feridos
- Jardim Nova Esperança: 6 tiroteios e 6 mortos
- Engenho Velho da Federação: 5 tiroteios, 6 mortos e 3 feridos
- Lobato: 5 tiroteios e 4 mortos
- Sussuarana: 5 tiroteios e 4 mortos
- Beiru/Tancredo Neves: 4 tiroteios e 2 mortos