O recém-eleito papa Leão XVI celebra sua primeira missa como pontífice nesta sexta-feira (9). Este é o primeiro compromisso após a eleição no conclave. A cerimônia aconteceu na Capela Sistina, no Vaticano, e começou às 11h no horário local, 6h no relógio de Brasília.
A cerimônia é restrita apenas para os cardeais que participaram do conclave, que definiu nesta quinta (8) a escolha de Robert Prevost, de 69 anos, como novo papa. Nascido em Chicago, ele se tornou o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica.
Leão XVI voltará a aparecer para os fiéis neste domingo (11), às 6h no horário brasileiro, para recitar a oração do Regina Coeli, na sacada central da Basílica de São Pedro. No dia seguinte, segunda (12), às 5h, está programado um encontro do novo pontífice com jornalistas e profissionais da mídia credenciados junto à Santa Sé. A audiência será realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano, como um gesto de agradecimento pela cobertura dos acontecimentos durante sua eleição.