A BR-324 e BR-116, duas das principais rodovias da Bahia, estão desde o início desta quinta-feira (15) sem a cobrança de pedágio. A gratuidade acontece enquanto as vias, antes administradas pela concessionária ViaBahia, estiverem sob a administração da Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Com o encerramento do contrato com a empresa, a autarquia ficará responsável pela recuperação e conservação de todo o trecho. O órgão informou que espera zerar os buracos das rodovias federais antes dos festejos juninos e ainda melhorar a estrutura do pavimento em diversos segmentos.
Entre os serviços previstos a serem realizados pela empresa a ser contratada estão ainda melhorias na sinalização, limpeza da pista, desobstrução de bueiros e dispositivos de drenagem, caiação e roçada.
A autarquia assumirá a gestão dos trechos das seguintes rodovias: BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 (também conhecida como Estrada do Derba).
Enquanto isso, um edital está sendo elaborado para a licitação que contratará a nova concessionária. Segundo o DNIT, os contratos e os serviços previstos no documento serão semelhantes aos celebrados em toda a malha rodoviária sob a jurisdição do departamento.
Fim ao contrato com a ViaBahia
O ministro dos Transportes Renan Filho anunciou o pagamento de R$ 231 milhões, que correspondem à primeira parcela do acordo de R$ 681 milhões de indenização à ViaBahia, que deixará a gestão de quatro rodovias baianas. As demais parcelas devem ser quitadas em junho deste ano e no início de 2026.
“Este é o novo 2 de julho da Bahia, mais um dia da independência do estado que estava com a pior concessão rodoviária entre todas as concessões do Brasil, e finalmente isso foi resolvido”, disse Renan Filho. O valor foi pago na segunda-feira (28) pela Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário (SNTR).