Representantes de distintos órgãos da segurança pública de Camaçari, além de secretários municipais, se reuniram na tarde da segunda-feira (19), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), para definir as estratégias que irão compor o planejamento policial e de segurança para o São João 2025, com ênfase no Camaforró.
“Realizamos hoje esse primeiro contato, dando início à segunda maior festividade da cidade, após a série de festejos populares na orla. O intuito é alinhar as estratégias e parcerias necessárias, começando pela área de segurança, primordial para o êxito dessa festividade junina na sede”, pontuou a titular da Segov, Ednalva Santana, que representou o prefeito Luiz Caetano durante o encontro.
Aline Marques, coordenadora de eventos, apresentou a planta da estrutura do Camaforró 2025, com destaque para o espaço onde ficarão localizados os módulos de segurança, acessos e saídas de emergência. “A gente quer repetir os dados alcançados durante a Lavagem de Arembepe, com violência zero”, prospectou.
Em termos de estrutura, é possível adiantar que o Espaço Camaçari, local onde tradicionalmente é realizado o Camaforró, contará com duas entradas de acesso ao público, além de suporte tecnológico que irá auxiliar e garantir mais visibilidade e celeridade dos serviços.
“Vamos oferecer o policiamento a pé, em patrulhas, motorizado, em várias vertentes, oferecendo o melhor para a sociedade, para que todos possam participar com segurança. Em termos de tecnologia, vamos trabalhar com os portais de acesso, reconhecimento facial, videomonitoramento constante, serviços de inteligência artificial durante toda a festa, acompanhando e monitorando eventuais ações nefastas de criminosos, além de equipes treinadas e veladas”, adiantou o tenente-coronel Ricardo Márcio Vieira Santana, do 12º Batalhão de Polícia Militar.
Cerca de 80 a 120 mil pessoas são esperadas diariamente no circuito, ao longo dos quatro dias de Camaforró, que neste ano ocorre entre 20 e 23 de junho, recebendo mais de 50 atrações distribuídas entre artistas locais, regionais e nacionais.
Nomes como Flávio José, Natanzinho Lima, Manu Bahtidão, Mestrinho, Bell Marques, Léo Santana, Henry Freitas, Estakazero, Solange Almeida, Simpa, Nadja Meireles, Edy Xote e Filé de Camarão irão subir ao palco principal.
O Camaforró 2025 integra o calendário junino do município, que durante 30 dias vai celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro em diversos bairros da sede e orla. Durante todo o mês de junho, mais de 120 atrações irão animar o público, resgatando a tradicional cultura junina do município.
Também participaram do encontro da segunda-feira os secretários de Turismo (Setur), Patrício Oliveira; da Cultura (Secult), Elci Freitas; de Infraestrutura (Seinfra), José Mário; da Mulher (Semu), Branca Patrícia; e da Saúde (Sesau), Rosângela Almeida; bem como a delegada titular da 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari, Dra. Danielle Monteiro; o tenente-coronel Maracy Vieira dos Santos, do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros; o major Fabrísio Santos Silva, do 59º Batalhão da Polícia Militar; o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo Industrial (CIPE/Polo), major Trindade; além de representações da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), da Coordenação de Vigilância e do Juizado de Menores.