Onze foragidos da Justiça foram capturados no sábado (17) com o auxílio do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). As prisões ocorreram em Salvador e em outras quatro cidades do interior baiano: Simões Filho, Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa e Santana.
Com as novas capturas, o total de pessoas presas com o uso da ferramenta em 2025 chegou a 915. Desde que foi implantado, em 2019, o sistema já auxiliou na prisão de 3.301 foragidos no estado.
De acordo com a SSP-BA, mais de 90% dos alertas foram emitidos entre 7h30 e 17h50, a partir da identificação dos suspeitos em pontos monitorados por câmeras. Os sistemas dos Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) acionaram as equipes após o reconhecimento facial indicar coincidências com os registros de procurados.
Entre os crimes atribuídos aos detidos estão homicídio, roubo, furto, constrangimento sexual mediante violência e inadimplência de pensão alimentícia. Após a confirmação da identidade de cada suspeito, eles foram encaminhados para unidades da Polícia Civil.
As ações contaram com apoio do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico) e de nove Companhias Independentes da PM, em regiões como Comércio, Simões Filho, Santa Maria da Vitória, Liberdade, Pau da Lima e Feira de Santana.
A tecnologia de reconhecimento facial é usada atualmente em Salvador e em outros 80 municípios baianos.