A visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à China deve trazer novos investimentos à cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Quem revelou isso foi o prefeito do município, Luiz Carlos Caetano (PT), em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (15).
“Ontem à noite, conversei com o governador Jerônimo, que está na China. E exatamente ontem ele estava na BYD, teve uma reunião com o pessoal de lá e saiu muito alegre. Ele não quis me dizer o motivo, mas falou que tem boas notícias para Camaçari. Estou aguardando para terça-feira a gente conversar, saber exatamente o que ele trouxe de novidade, que penso que vai nos ajudar muito”, disse. A BYD é uma montadora chinesa de carros elétricos que está sendo instalada no Polo Industrial de Camaçari, na planta onde antes funcionava a fábrica da Ford.
A expectativa do prefeito é que a companhia chinesa traga impactos significativos não só para a arrecadação do município – que, segundo o prefeito, vem sofrendo quedas -, mas também para a geração de emprego e renda. “A BYD deve trazer junto 40 a 50 novas empresas para o município; estamos apostando na qualificação e na capacitação da cidade no sentido de que a gente possa arrumar emprego e a renda para circular dentro de Camaçari”, afirmou Caetano.
A fábrica da BYD, que tem um investimento de R$ 5,5 bilhões, deve começar a operar ainda em 2025 e terá capacidade de produzir até 150 mil veículos elétricos por ano. O projeto promete criar cerca de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos, consolidando a unidade de Camaçari como o maior polo industrial da BYD fora da China.
Arrecadação
Sobre a arrecadação da prefeitura, Luiz Caetano afirmou que vem trabalhando para reduzir os custos da prefeitura. Ele citou, como exemplo, os custos com água e energia que consomem anualmente R$ 40 milhões dos cofres municipais.
“Economicamente [a cidade] não está bem. A arrecadação de janeiro, fevereiro e março foi um pouquinho menor do que a arrecadação que teve ano passado, eu esperava que fosse 10% a mais, mas não foi. Estamos esperando uma reação e trabalhando internamente para melhorar a gestão e consequentemente diminuir os custos da prefeitura”, disse.