Apesar de entrar em campo com um time misto, o Bahia foi o senhor das ações contra o América de Cali, na noite desta terça-feira (15), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida do playoff das oitavas de final da Sul-Americana. Segundo o site Sofascore, o Tricolor teve 77% de posse de bola contra 23 do adversário, mas não conseguiu balançar as redes e a partida terminou no empate sem gols.
Com mais posse de bola, o Esquadrão de Aço acertou 720 passes, possibilitando a criação de jogadas para finalizar 23 vezes na meta colombiana, sendo três no alvo, contra apenas dois dos gringos, que sequer assustaram Marcos Felipe. A principal ação de perigo dos donos da casa aconteceu aos 24 minutos, na jogada de Pulga pela direita, ao receber passe de Ademir, que cruzou, mas Kayky, de frente para o gol vazio, desviou na trave.
No final do jogo, os nervos ficaram à flor da pele. O experiente meia Everton Ribeiro se irritou com a marcação de Cavadia, acertou o braço esquerdo no rosto do adversário e recebeu o cartão vermelho direto aos 47 minutos do segundo tempo. Quatro minutos depois, o mesmo jogador do time colombiano deu uma entrada dura Tiago e também foi expulso.
A partida de volta está marcada para a próxima terça (22), às 21h30, no Pascual Guerrero. Quem vencer se classifica para as oitavas de final, enquanto uma nova igualdade durante os 90 minutos leva a decisão para os pênaltis.
Antes de pensar em Sul-Americana, o Bahia volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde ocupa o quarto lugar na tabela de classificação com 24 pontos. No sábado (19), às 16h, o Esquadrão de Aço visita o Fortaleza, no Castelão, pela 15ª rodada. O Tricolor do Pici vive momento delicado aparecendo na vice-lanterna com 10 pontos, um a menos para sair da zona de rebaixamento.