O Esporte Clube Bahia SAF anunciou oficialmente nesta sexta-feira (4) a venda do imóvel onde funcionava o Centro de Treinamento Osório Villas-Bôas, o tradicional Fazendão. Localizado entre Itinga, em Lauro de Freitas, e Jardim das Margaridas, em Salvador, o CT foi a casa do clube por mais de quatro décadas e símbolo da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988.
Sem uso desde janeiro de 2020, quando o Bahia passou a operar no CT Evaristo de Macedo, em Dias D’Ávila/Camaçari, o Fazendão ainda cumpriu um papel social importante ao ser cedido ao Governo da Bahia como hospital de campanha durante a pandemia da Covid-19. Na ocasião, o local funcionou com 44 leitos clínicos e atendeu exclusivamente pacientes de baixa complexidade.
Inaugurado em 1979, o centro substituiu a antiga Fazendinha, no Costa Azul, e por muitos anos foi considerado um dos mais modernos do país, com 125 mil m² de área. Desde a mudança, o Bahia tem concentrado suas atividades no CT Evaristo de Macedo, estrutura que também deve ser trocada nos próximos anos, já que o clube anunciou planos para um novo centro de treinamento.