A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) apresentou os primeiros carros montados no complexo fabril localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, nesta terça-feira (1°).
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, o Dolphin Mini está custando R$122 mil e, quando todas os modelos passarem a serem montados na fábrica da Bahia, passará a ser vendido por R$119 mil.
Além do Dolphin Mini, a montadora apresentou seu primeiro carro híbrido produzido no complexo fabril: o Song Pro. De acordo com a montadora, a produção dos primeiros três modelos nacionais serão iniciadas nas próximas semanas: BYD Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS).
A nova unidade que está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e foi construída do zero em uma área que faz parte do terreno antes usado pela também empresa automobilística Ford, que encerrou suas atividades no Brasil no ano de 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.
Durante a apresentação da fábrica, a BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.
Nesta terça-feira, também foram apresentados os avanços nas obras e um galpão de operação da indústria automobilística.
Durante coletiva de imprensa, Alexandre Baldy falou sobre os trabalhadores chineses que foram resgatados de situação análoga à escravidão na obra de construção da BYD. Ele definiu a situação como “um triste episódio” e afirmou que a montadora chinesa tem um compromisso com a legislação brasileira, trabalhista e dignidade humana.