A ex-vice-prefeita de Candeias e candidata derrotada nas eleições de 2024, Marivalda da Silva, está inabilitada por dívida partidária para votar ou ser candidata na eleição do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), que definirá os próximos presidentes municipal, estadual e nacional da sigla. A eleição que acontece no próximo domingo (06) tem como candidatos Claudia Santos e Geo Abençoado.
De acordo com as normas internas do partido, filiados que exerceram mandato eletivo pelo PT são obrigados a pagar uma contribuição mensal para se manterem em dia com a legenda. Marivalda, que já foi vereadora e vice-prefeita, não realizou os pagamentos durante o período em que exerceu os cargos e, por isso, em débito com o partido, fica impedida de votar e ser votada até regularizar sua situação. O mesmo aconteceu com Vanessa Dantas, ex-vereadora de SFC que foi excluída da chapa por estar inadimplente com o partido.
Apesar de estar inabilitada, Marivalda realizou nos últimos dias ligações para filiados, pedindo apoio para o pré-candidato Gel Abençoado, seu candidato no PED. Além disso, militantes do partido afirmaram que a mesma estaria espalhando informações falsas de que a chapa da candidata Cláudia Santos, e sua ex-assessora, estaria inapta para concorrer para tentar tirar votos dela.
A candidatura de Cláudia segue regular no partido. “É mais uma mentira de quem desconfigurou a história de nosso partido na cidade, se aliando a tudo que fomos contra durante uma vida para tentar atingir seu objetivo pessoal. Nunca foi pelo PT, foi sempre pra si. Por isso nossa chapa é por um PT de todos, um PT que fale com todas as camadas sociais para levar a nossa voz e defender os governos de Jerônimo e Lula”, afirmou em entrevista.
Segundo alguns militantes do PT na cidade, Geo Abençoado que é atual presidente interino da sigla, estaria retaliando os militantes que não estão aderindo a sua campanha, excluindo os mesmo do rol de filiados, caso que já chegou na executiva nacional do partido, que devolveu aos excluídos a filiação imediatamente.
A direção estadual do PT esclareceu que todos os filiados podem consultar sua situação de regularidade antes do PED e reforçou a importância do respeito às regras internas, garantindo a lisura do processo que escolherá os próximos dirigentes do partido em todas as esferas.