O prefeito de Candeias, Eriton Ramos, realizou nesta sexta-feira (4) uma visita às instalações do Museu do Recôncavo Wanderley de Araujo Pinho, em Caboto, para conhecer o local e acompanhar os últimos ajustes antes da inauguração. Fechado há mais de 20 anos, o museu tem previsão para ser entregue no segundo semestre deste ano.
O equipamento turístico, que teve sua requalificação iniciada em 2020, passou por obras para restaurar a estrutura física, incluindo o casarão, a fábrica, o atracadouro e toda a área urbanística do local, bem como o acervo com mais de 200 peças e achados arqueológicos que remetem ao ciclo do açúcar.
O museu contará ainda com o desenvolvimento de expografia com equipamentos multimídia, vitrines, sinalização, iluminação cênica e outros itens.
O prefeito Eriton, que esteve acompanhado de secretários e do corpo técnico responsável pelo museu, destacou que o equipamento contribuirá para o aumento do turismo no município.
“É com grande alegria que podemos anunciar que o nosso museu está pronto para ser entregue. É um equipamento histórico, estamos felizes com essa boa nova, um local que conta a história de todo o Recôncavo e da sua importância para o Brasil”, afirmou.
A reforma integra o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Bahia), executado pelo Governo do Estado e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Participaram também da visita os secretários Emerson Nino (Mobilidade Urbana), Filipe Magno (Desenvolvimento e Urbanismo), Alan Cássio (Manutenção), além da artista plástica e coordenadora do museu Daniela Steele e da assessora técnica Juci Santana.
SOBRE O MUSEU
O Museu do Recôncavo foi inaugurado em fevereiro de 1971, no antigo Engenho Freguesia, que foi uma propriedade rural no período do Brasil Colônia. O equipamento funciona em um casarão de quatro andares, erguido ainda no século XVIII. O espaço foi tombado em 1944 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), classificado como Conjunto Rural.