Uma esmeralda bruta de 92,5 kg, encontrada na Serra da Carnaíba, no semiárido da Bahia, será leiloada com lance inicial de R$ 100 milhões. A informação foi divulgada pela empresa Bid Leilão, responsável pela organização do evento, que ocorrerá de forma online no dia 8 de agosto.
A peça, classificada como uma canga de esmeralda, formação rochosa com grande concentração de cristais hexagonais de esmeralda, mede 68 cm de altura, 43 cm de largura e 40 cm de profundidade. Segundo os especialistas, muitos dos cristais estão bem preservados, o que eleva o valor da pedra.
Batizada de “Pequena Notável”, a esmeralda recebeu esse nome em referência à artista Carmen Miranda, apelidada assim devido à sua baixa estatura e forte presença. Apesar do tamanho relativamente compacto, a formação contém elevada densidade de cristais, o que chamou a atenção do mercado de colecionadores e investidores.
De acordo com a Bid Leilão, a peça foi adquirida em agosto de 2024 por um empresário carioca do setor de metalurgia, colecionador de ativos minerais. Quase um ano após a compra, ele decidiu colocá-la à venda.
A esmeralda permanece em estado bruto, ou seja, não foi lapidada. O processo de lapidação é normalmente utilizado para transformar gemas em joias como anéis e colares, mas muitos investidores valorizam o estado natural da pedra, principalmente em casos de raridade mineral.