O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou que o apelido de “vaqueiro de playground” foi direcionado ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). O petista ironizou o estilo adotado por Neto em agendas no interior do estado.
“É o ex-prefeito de Salvador, que foi derrotado nas últimas eleições. Não adianta fingir. Uma coisa é você estar numa agenda, aparece uma pessoa com chapéu, com camisa de futebol, você veste. Mas outra é você querer impregnar uma imagem que não cola”, afirmou Jerônimo em entrevista à rádio Sociedade nesta quarta-feira (23). “Eu faço as coisas de vaqueiro porque gosto, não é para agradar a política.”
Posição sobre Tarifaço
Durante a entrevista, Jerônimo também cobrou que ACM Neto se posicione sobre questões internacionais que afetam o Brasil, como o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida impõe uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros e deve entrar em vigor no dia 1º de agosto.
Segundo Jerônimo, o ex-prefeito repetiria, agora, o mesmo comportamento que adotou na campanha eleitoral de 2022, quando foi derrotado por ele no segundo turno: a neutralidade.
“Na campanha ele ficou no tanto faz. Será que está tanto faz agora com esse tarifaço? Eu até agora não vi o comportamento do ex-prefeito sobre isso. Ele está de que lado do Brasil?”, questionou o governador. “A política exige atitude. Não dá pra ficar em cima do muro.”
Não sabe dançar forró?
Na semana passada, o governador já havia ironizado ACM Neto por vídeos que circularam nas redes sociais em que o presidente estadual do União Brasil aparece dançando forró durante agendas no interior do estado. Para Jerônimo, a performance não convenceu.
“Ele agora é um dançarino típico. Não vi ele fazendo nada, só dançando forró, por sinal, muito mal. Eu vou ter que colocar ele numa escola de dança porque ele dança ruim”, disse, em tom de deboche.