Durante agenda oficial de entrega de novas viaturas para as forças policiais, na manhã desta quinta-feira (10), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou uma suposta publicação nas redes sociais que dizia que o Brasil estaria “virando uma Venezuela”. Segundo ele, esse tipo de declaração é típico de um “comportamento bolsonarista”.
“É o comportamento bolsonarista. É o comportamento do Bolsonaro que está enraizado nessas pessoas, bem na nossa oposição, que entende que uma postura dessa é correta”, afirmou o governador, rebatendo a associação entre o Brasil e o país vizinho.
Jerônimo também se manifestou sobre a nova tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros exportados aos EUA. Para o governador, a medida representa uma tentativa de ingerência e prejudica os negócios entre as nações.
“Aonde que um país quer impor as condições a outro país e, ainda por cima, sacrificando o negócio?”, questionou o chefe do Executivo baiano.
A taxação anunciada por Trump — que entrará em vigor no dia 1º de agosto — é a maior já aplicada pelos EUA a um parceiro comercial e coloca o Brasil no topo da lista de países mais atingidos por tarifas comerciais americanas.
A medida repercutiu de forma negativa no cenário político brasileiro e ampliou críticas à postura de Trump em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).