Nesta quarta-feira (2), durante os tradicionais festejos do 2 de Julho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, exaltou o papel fundamental do estado na consolidação da Independência do Brasil. Em discurso emocionado, Rodrigues afirmou: “A Bahia é o coração da independência”, reforçando que os verdadeiros heróis da história não são os portugueses, mas sim o povo brasileiro, em especial, baianos que lutaram pelo rompimento com a Coroa.
O governador mencionou figuras históricas como Maria Quitéria, Joana Angélica, e outros heróis populares como camponeses, operários e artesãos que, segundo ele, “sabiam da sua missão oficial de ir à rua e celebrar a conquista nossa”. Ele destacou a importância da caminhada cívica do 2 de Julho como um símbolo da resistência popular e da celebração da liberdade.
Jerônimo concluiu reforçando a importância da data para a memória nacional: “A caminhada simboliza isso. Caminhando e celebrando, cada um e cada uma, inclusive, a conquista nossa e a destruição das próprias conquistas do Brasil”.