O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), classificou como “desrespeitosa” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita nesta quinta-feira (31), durante cerimônia de entrega da Medalha da Ordem 2 de Julho, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia.
Jerônimo afirmou que a medida interfere indevidamente nos Poderes brasileiros e mistura política com economia. “Trump foi eleito para cuidar do povo dele, não para impor taxações abusivas e tentar interferir na condução econômica de outro país”, disse.
Segundo o governador, a Bahia será diretamente impactada pela sobretaxa, já que parte dos produtos baianos exportados ao mercado norte-americano deve perder competitividade. “Se o Brasil perde, a Bahia perde também”, afirmou.
Apesar do cenário, ele destacou a postura de diálogo do presidente Lula diante da crise e disse que continuará se reunindo com empresários para minimizar os efeitos da medida. “Na próxima segunda, estarei com a FIEB, e na terça sigo para Brasília com os governadores do Nordeste em busca de soluções”, completou.