Inspirado na tradicional maçã do amor, o “morango do amor” virou febre nas redes sociais nas últimas semanas. No entanto, o que parece ser uma receita fácil, com apenas três etapas, pode se transformar em “morango do ódio”, como apelidou a influenciadora digital baiana Manuela Lula, se der tudo errado.
Ela disse que nunca havia comido maçã do amor, mas decidiu se aventurar na cozinha e tentar fazer a nova versão.
🍓 O doce combina morango fresco, brigadeiro e uma calda vermelha de açúcar, que endurece e forma uma casquinha crocante. No Brasil, lojas e confeitarias têm recebido centenas de pedidos após a guloseima viralizar nas redes sociais.
Manuela Lula contou que viu diversas receitas na internet e achou que conseguiria fazer porque não imaginava que fosse tão complicado. Ela tentou reproduzir o doce duas vezes, mas o resultado passou longe do ideal.
“Não sou boa na cozinha, mas gosto muito de doce. Na primeira vez, eu errei o ponto e ele ficou muito mole porque eu não esperei o brigadeiro esfriar. Eu não sabia que precisava deixar o morango seco e, na segunda tentativa, ele ficou parecendo uma bomba”, brincou a influenciadora digital.
Moradora de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, Manuela, que também é arquiteta e urbanista, relatou que ainda errou o ponto da calda porque usou açúcar mascavo, ao invés do tradicional, e corante líquido. Na receita original, o corante vermelho deve ser em forma de gel.
Como resultado, a calda ficou muito grossa e ela teve dificuldade para conseguir comer porque ficou grudando no dente. Ela contou que sentiu um desconforto abdominal no dia seguinte, mas vai tentar pela terceira vez e está confiante de que o “morango do amor” vai ficar perfeito.Outra receita de “morango do amor” que deu errado e viralizou nas redes sociais foi a da família do também influenciador digital Hawk, morador de Ipiaú, no sul da Bahia.
Ao contrário de Manuela, ele contou que não gosta de consumir doces, mas topou a ideia da mãe, que queria agradar as irmãs dele, que visitavam a cidade.
À primeira vista, ele achou a receita simples, mas logo percebeu que, na verdade, era muito complexa. “Tem o morango e o beijinho, que tecnicamente todo mundo sabe fazer, e a calda, que é um ponto muito complicado da receita. O beijinho também, porque você precisa chegar em um ponto específico”, explicou ao g1.
“São muitos processos que a gente não não se atenta na hora de fazer, não presta tanta atenção ou, às vezes, não tem consciência para fazer e deixa a receita 300 vezes mais difícil”.
Mas apesar da aparência ruim, segundo Hawk, o morango do amor feito pela família dele até ficou gostoso. A mãe dele está disposta a tentar a receita mais uma vez, com uma travessa que permita um formato melhor.