A Bahia lidera o ranking das cidades mais violentas do Brasil em 2024, com nove municípios entre os 20 mais perigosos, segundo o Anuário de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento considera cidades com mais de 100 mil habitantes e aponta Jequié como a segunda mais violenta do país, com 77,6 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
Juazeiro aparece em terceiro lugar, seguida de Camaçari, na quarta posição. Completam a lista baiana: Simões Filho (7º), Feira de Santana (10º), Porto Seguro (14º), Santo Antônio de Jesus (17º), Ilhéus (19º) e Salvador (20º lugar).
De acordo com o levantamento, os altos índices de homicídios nessas cidades estão ligados, principalmente, a disputas entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas. O Fórum aponta que a maioria dos municípios com maior taxa de violência está localizada no Nordeste, que segue concentrando os chamados “bolsões de extrema violência”.
A cidade mais violenta do Brasil, segundo o relatório, é Maranguape (CE), com 79,9 mortes por 100 mil habitantes. Em 2023, a liderança era de Santana (AP), que caiu para o 18º lugar após uma redução significativa nas taxas.
O índice de Mortes Violentas Intencionais (MVI) inclui homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes causadas por intervenção policial.