O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que deve conversar “talvez, em algum momento” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre as tarifas de 50% que anunciou sobre os produtos brasileiros na quarta-feira (9). Apesar disso, o republicano pontuou que isto não acontecerá “no momento”. A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva em Washington, nos EUA.
Trump também voltou a criticar o “tratamento” dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado por ele como “muito injusto”. No início da semana, o presidente americano fez diversas declarações em seu perfil na rede social ‘Truth Social’ em defesa de Bolsonaro e contra o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal, que definiu como uma “caça às bruxas”.
Além disso, na carta endereçada ao presidente Lula onde anunciava a taxação sobre os produtos brasileiros, Trump citou a questão envolvendo Bolsonaro como uma das razões por trás da medida.
Lula, por sua vez, respondeu à carta do americano, também pelas redes sociais, afirmando que o Brasil é uma nação “soberana” e que não será “tutelada por ninguém”.