Um homem identificado como “Borel”, apontado pelas autoridades como líder de uma facção criminosa, morreu após trocar tiros com forças de segurança na manhã desta quinta-feira (10). O confronto ocorreu na localidade de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, durante a operação Circuito Fechado.
A ofensiva, que reúne forças estaduais e federais — incluindo as polícias Civil, Militar e Federal —, tem como objetivo cumprir mandados judiciais contra suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, armas, homicídios e lavagem de dinheiro.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, Borel teria reagido à abordagem policial e acabou baleado. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu aos ferimentos.
Mentor de ações violentas
Segundo as investigações, o suspeito era um dos articuladores dos chamados “bondes”, ações criminosas organizadas para invadir territórios rivais. Borel exercia liderança dentro da facção com base na região de Ondina, em Salvador, e tinha um mandado de prisão em aberto.
Com ele, foram apreendidos uma arma de fogo, carregador, munições e porções de entorpecentes. O material foi encaminhado à perícia.
Prisão no Nordeste de Amaralina
Ainda durante a operação, outro integrante da mesma facção foi capturado no Vale das Pedrinhas, no Complexo do Nordeste de Amaralina. Ele tentou fugir, invadiu uma casa e chegou a fazer um morador refém, mas foi contido pelas equipes de segurança.
A operação Circuito Fechado segue em andamento em diversos pontos da capital e RMS, com foco na desarticulação de grupos criminosos atuantes na Bahia.