O prefeito de Candeias, Eriton Ramos, entregou na manhã desta sexta-feira (22) o conjunto habitacional Vida Nova, que passa a ser moradia de famílias que viviam em risco no “buracão”, devido à grande erosão do solo.
Há mais de 20 anos que essas famílias conviviam próximas à cratera, também conhecida como voçoroca, fenômeno geológico que surge como uma pequena fenda no solo. Até que, em 2024, a erosão do solo se agravou e as casas tiveram que ser interditadas e demolidas.
No entanto, as 32 famílias começaram a viver a partir de hoje uma realidade diferente da que estavam acostumadas ao receberem as chaves dos seus apartamentos.
Visivelmente emocionada, a moradora Samara Santos comemorou a conquista do seu imóvel. “Sou mãe de dois filhos e, há um ano, perdi a minha casa e só quem perdeu seu lar sabe o quanto é doloroso. Só tenho a agradecer a Deus por me conceder essa oportunidade de conquistar a minha residência”, celebrou.
Em seu discurso, o prefeito Eriton ressaltou que a obra é carregada de cuidado e emoção, representando a missão da gestão de cuidar de gente. “De todas as entregas que iremos fazer ao longo desse mês de aniversário da cidade, temos um carinho especial por essa daqui, porque, de fato, é cuidado da porta para dentro, garantindo dignidade e um lugar seguro para cada família”, ressaltou.
Para a construção do condomínio, foram investidos pouco mais de R$ 2,5 milhões. Cada apartamento possui 42 m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os conjuntos contam ainda com piso cerâmico, azulejos, forro no teto e adaptações para moradores com dificuldades de mobilidade.
O residencial também dispõe de infraestrutura completa, incluindo redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
Buracão
Na oportunidade, o prefeito também revelou novidades para Menino Jesus, especialmente para a resolução do “Buracão”.
“O problema do buracão ainda está lá, mas ainda neste ano iremos licitar a obra que vai resolver definitivamente o problema daquela localidade. Com recursos próprios de Candeias”, garantiu o chefe do executivo.
O local será urbanizado e vai se transformar em uma alameda, com ciclovia, quadra, pergolado, paisagismo, brinquedos infantis, entre outros itens.





