O consumo nos lares brasileiros registrou avanço consistente em julho, com alta de 4% nas compras de supermercados em comparação ao mesmo mês de 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado nesta quinta-feira (21). O resultado também representou crescimento de 2,4% em relação a junho e consolidou um aumento acumulado de 2,6% no ano.
O indicador, deflacionado pelo IPCA do IBGE, mostra que a retomada do poder de compra das famílias tem sustentado o desempenho do setor. Para a Abras, o avanço reflete a combinação de maior renda disponível e melhora do mercado de trabalho. “O crescimento interanual de 4% reflete um movimento sustentado pela melhora da renda e do mercado de trabalho”, destacou o vice-presidente da entidade, Marcio Milan.
Tradicionalmente, julho costuma registrar retração nas vendas devido às férias escolares, quando muitas famílias optam por refeições fora de casa. No entanto, este ano o efeito foi menos intenso. “Tanto em relação a junho quanto ao mesmo período de 2024, observamos uma performance mais positiva”, completou Milan.
A Abras relaciona o bom resultado à queda do desemprego e ao aumento da renda. A taxa de desocupação caiu para 5,8% no trimestre encerrado em junho, o menor nível desde 2012, contra 6,9% no mesmo período do ano passado.