O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém reprovação de 40% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2). De acordo com o levantamento, esse percentual considera a gestão do petista como “ruim” ou “péssima”, mesmo índice registrado na pesquisa anterior, feita em julho.
A aprovação também oscilou: 29% avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”, antes 28%. Já os que classificam a administração como “regular” caíram de 31% para 29%. Apenas 1% dos entrevistados preferiu não opinar.
O instituto ouviu 2.004 eleitores em todo o país entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Além da avaliação do governo, a pesquisa também perguntou sobre o desempenho pessoal de Lula na presidência. Nesse ponto, 50% dos entrevistados reprovam a conduta do petista, enquanto 46% aprovam.
O levantamento foi realizado durante a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, após o anúncio de sanções comerciais feito por Donald Trump e críticas do presidente americano ao Supremo Tribunal Federal.