O ministro da Fazenda, Fernando Haddad(PT), descartou nesta quarta-feira (27), qualquer intenção de disputar as eleições de 2026. Em entrevista ao portal UOL, ele afirmou já ter comunicado sua posição à direção do PT, embora ainda não tenha tratado do assunto diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Não tenho intenção, nesse momento, a ser candidato em 2026. Já expressei isso à direção do partido. Não conversei com o presidente [Lula] ainda”, disse Haddad.
Apesar da negativa, o ministro reconheceu que a decisão final sobre seu futuro político passa por Lula. Ele também elogiou sua equipe na Fazenda e destacou a atuação do secretário-executivo da pasta, Dario Durigan.
No último sábado (23), o presidente nacional do PT, Edinho Silva, defendeu que Haddad seja candidato ao governo de São Paulo em 2026. A ideia seria usar sua candidatura como palanque no maior colégio eleitoral do país para fortalecer a eventual reeleição de Lula.
Segundo Edinho, o partido terá de mobilizar suas principais lideranças para cumprir papéis eleitorais. “Não tenho nenhuma dúvida que não só o ministro Fernando Haddad, mas todas as lideranças terão que ter missão eleitoral em 2026”, afirmou.
Ainda na entrevista, Haddad disse ser natural que partidos da base não apoiem uma eventual reeleição de Lula e avaliou que a elite brasileira tende a apostar em candidaturas conservadoras. “O que o presidente espera é que, enquanto estamos juntos no governo, defendamos nosso legado”, completou.