Em meio à paralisação dos trabalhos legislativos promovida por parlamentares da oposição, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) fez uma oração no Salão Verde da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (6), pedindo o fim do que chamou de “espírito de tirania” no Brasil.
O gesto ocorreu enquanto a oposição mantinha obstrução nas votações como forma de protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante a oração, Isidório criticou a estagnação das atividades legislativas e reforçou sua indignação com a falta de deliberação na Casa:
“Somos muito bem pagos pelo povo brasileiro para votar as matérias, fiscalizar os demais Poderes, para ajudar o país! (…) Sou funcionário do povo. Vir para Brasília e nada votar ou deliberar me incomoda demais!”, declarou.
“Estou em oração para que achemos em consenso todas as soluções que a nossa nação precisa. Deus e Jesus podem e vão pacificar o Brasil! Eu creio nisso!”, completou.
Mais cedo, parlamentares da oposição denunciaram uma tentativa do presidente da Câmara em exercício, Hugo Motta (Republicanos-PB), de contornar a obstrução com a realização de sessões no auditório Nereu Ramos. Segundo eles, a entrada ao local foi impedida, o que gerou protestos e acusações de cerceamento.
Os opositores também cobram posicionamento firme dos presidentes da Câmara e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), alegando que o Congresso precisa cumprir sua função constitucional diante da crise institucional.