O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou, nesta segunda-feira (11), a desapropriação de uma área de 1.790,760 m² na região de Água de Meninos, em Salvador. O objetivo do decreto é viabilizar a construção dos acessos viários à Ponte Salvador-Itaparica, considerada a maior obra já realizada na Bahia.
No local, devem ser construídos quatro viadutos, que servirão como acesso e saída para a ponte, além de dois túneis, paralelos à Via Expressa Baía de Todos-os-Santos.
Além desses viadutos e túneis, o Sistema Viário da Ponte Salvador-Itaparica também contará com a construção de uma nova rodovia, já duplicada, no município de Vera Cruz. Essa estrada funcionará como acesso à ponte no lado da Ilha de Itaparica, conectando com a BA-001.
Todo o Sistema Viário da Ponte Salvador-Itaparica terá um custo que atualmente é estimado em R$ 10,42 bilhões. A previsão é que as obras comecem no início de 2026, com prazo de conclusão de cinco anos.
Desde que encerraram o processo de sondagem, no dia 4 de abril, as empresas estatais chinesas que formam o consórcio responsável pela construção estão trabalhando na elaboração do projeto executivo da ponte, último passo antes do início das obras.