Dois homens foram presos nesta segunda-feira (5) durante a Operação Instinctus, realizada pela Polícia Civil da Bahia por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). A ação tem como alvo um grupo criminoso investigado por roubos de motocicletas e por uma tentativa de latrocínio contra um policial civil.
Um dos suspeitos, de 21 anos, foi localizado na localidade de Vila de Abrantes, em Camaçari, onde teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Ele é investigado por participação na tentativa de latrocínio ocorrida em 18 de fevereiro de 2025, na Rua da Bolívia, em Salvador. Na ocasião, quatro criminosos em duas motocicletas abordaram o policial e efetuaram disparos. A vítima reagiu e conseguiu impedir o roubo, enquanto os suspeitos fugiram, abandonando o veículo.
No mesmo dia, um segundo suspeito, de 19 anos e conhecido como “Tchuco”, foi preso em flagrante no bairro de Sussuarana Nova, em Salvador. Com ele foram apreendidos uma moto roubada, um revólver calibre .32 com munições, 43 pinos de cocaína, embalagens de K9 e maconha, duas balanças de precisão, coldres, cinco celulares com restrição de roubo e dinheiro em espécie.
A Operação Instinctus integra o conjunto de ações estratégicas da Polícia Civil no enfrentamento a grupos criminosos, com o uso de inteligência e tecnologia da Secretaria da Segurança Pública. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e reunir provas que contribuam para a responsabilização penal dos suspeitos.