Um pastor causou polêmica após fazer um discurso considerado racista durante um evento evangélico na Assembleia de Deus, em Itaituba, no oeste do Pará, no último sábado (9). Diante de um público majoritariamente feminino, ele afirmou que “mulheres brancas são mais caras” e que “mulheres negras são mais baratas”. O vídeo viralizou nas redes sociais e gerou duras críticas de internautas.
O pastor, identificado como Océlio Nauar, comanda a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas de Deus no Estado do Pará. Além do cargo religioso, ele é proprietário de uma faculdade no estado.
Nas imagens, é possível ver o momento em que ele conversa com o público:“Quando você for casar, escolha com quem for casar. Se você escolher uma branquinha, tem mais despesa, é mais caro. Escolhe uma morena que gasta menos. As branquinhas começam a ter um negócio aqui, tem que comprar mais creme, vai ficando cara”, afirmou, rindo em seguida.
Nas redes sociais, o líder religioso foi amplamente criticado por internautas e também por membros de comunidades religiosas, que apontaram racismo e sexismo nas falas.“Que declaração lamentável e preconceituosa”, disse uma internauta.
“As igrejas deveriam ter mais critérios para nomear seus pastores. A palavra de Deus não é para ser pregada por qualquer um; exige preparo e sabedoria, para não correr riscos de distorções absurdas como essa”, comentou outra.