A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), por meio da Polícia Penal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (28) a Operação Integrada “Molon Labe” no Conjunto Penal de Itabuna. A ação tem como objetivo combater o crime organizado e reforçar a segurança no sistema prisional do estado.
A operação inclui revista geral nas unidades, apreensão de materiais ilícitos e ajustes em rotinas administrativas e operacionais. Além da Seap, participam da ação equipes especializadas, como o Grupamento Especializado de Operações Prisionais (GEOP) e a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP).
Também apoiam a operação a Polícia Militar, com a RONDESP e o Grupamento Aéreo (GRAER), a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-Ilhéus).
Segundo a Seap, a ação reforça o compromisso da secretaria em manter a ordem e a legalidade nas unidades prisionais baianas por meio de ações integradas com órgãos de segurança pública e justiça.