A operação da Embasa que interrompeu o fornecimento de água em Candeias e outros 12 municípios baianos ainda não foi totalmente concluída. A previsão inicial era encerrar os trabalhos na noite de terça-feira (05), mas até o momento foram finalizadas 48 das 50 frentes de manutenção preventiva no sistema de abastecimento.
As equipes seguiram atuando durante a madrugada desta quarta-feira (06) e a expectativa é concluir os serviços restantes nas primeiras horas do dia. A partir daí, o abastecimento será retomado de forma gradual nas áreas afetadas.
Em nota, a Embasa orientou que os moradores continuem utilizando de forma consciente a água armazenada nos imóveis. A empresa reforça que o retorno do fornecimento acontece de forma progressiva, já que é necessário reiniciar as etapas de captação, tratamento e distribuição de água, com pressão suficiente para alcançar todos os pontos da rede, especialmente os mais altos e distantes.
Apesar da retomada já estar em curso, a Embasa alerta que a normalização total pode levar até 48 horas em algumas localidades. Novas atualizações devem ser divulgadas ao longo do dia.