Diversos setores da sociedade civil organizada, entre elas associações, movimentos, secretários municipais de Candeias, representantes do Governo do Estado, agricultores, pescadores, marisqueiras, entre outras categorias, participaram na manhã desta terça-feira (9), da 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca da cidade.
Refletindo o tema: “Brasil Rural – Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o secretário da pasta Ivan Brito foi o responsável por abrir os trabalhos da conferência que teve como objetivo discutir e debater propostas e estratégias que fortaleçam o campo, ampliem as oportunidades e garantam sustentabilidade para os agricultores e agricultoras do município.
A técnica da Secretaria de Planejamento do Estado, Liliane Góes, foi a responsável por mediar os discursos divididos em cinco eixos com as seguintes temáticas:
Eixo 1 – Papel do Brasil Rural como resposta à emergência climática e às demais crises globais;
Eixo 2 – Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural;
Eixo 3 – Democratização do acesso ao território, à terra e à água;
Eixo 4 – Direitos sociais e bem-viver;
Eixo 5 – Estado, participação popular e políticas públicas para o Brasil Rural.
“Candeias é uma cidade de grande relevância do território metropolitano, aqui temos uma questão industrial que precisa ser debatida, precisa ser discutida e como essa relação se dá com a sociedade civil local, entre outras pautas, que iremos debater e levar ao conhecido dos órgãos estadual e federal por meio dos delegados eleitos nas conferências”, explicou Liliane.
Os presentes tiveram a oportunidade de expor suas ideias e promover amplo debate sobre meio ambiente e sustentabilidade responsável para o município.
“Ouvir as pessoas é muito importante para que possamos agir diretamente no problema. Nossa equipe irá coletar todas as reivindicações desta conferência e levar ao conhecimento do nosso prefeito”, disse o secretário Ivan.
Após ampla discussão dentro dos eixos, um relatório será elaborado pela equipe técnica da pasta apresentando as principais propostas que serão levadas para as esferas superiores.
Foram eleitos também delegados para representar Candeias no conferencia geral que será realizada na cidade de Camaçari no fim do mês.
A conferência foi realizada no auditório da Secretaria de Ordem Pública (SEMOP), Centro da cidade e contou as participações do vice-prefeito Washington de Passé e a primeira-dama Tarcila Ramos.

