O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (15) em Praia Grande, no litoral paulista. O crime ocorreu na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Vila Mirim, por volta das 18h.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o carro conduzido pelo ex-delegado tentando fugir, mas colidindo contra um ônibus antes de capotar. Logo em seguida, homens armados descem de outro veículo e passam a disparar contra a vítima.
Ruy Ferraz Fontes chefiou a Polícia Civil de São Paulo entre 2019 e 2022, indicado pelo então governador João Doria. Desde 2023, atuava como secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) lamentou o crime e informou que policiais militares atenderam rapidamente a ocorrência. O veículo usado pelos criminosos foi localizado, e a cena preservada para a perícia. A pasta destacou ainda que equipes estão em campo realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar e prender os envolvidos.