Entre os meses de janeiro e agosto de 2025, 31 pessoas foram baleadas durante eventos na cidade de Salvador e na região metropolitana. O número representa um crescimento de 287,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas apenas oito vítimas. As informações são do Instituto Fogo Cruzado.
Dos casos já registrados este ano, nove pessoas morreram e 22 ficaram feridas. A quantidade de feridos aumentou dez vezes em comparação ao ano passado, enquanto o número de mortes subiu 50%.
O estudo ainda aponta que a maioria das ocorrências foram registradas em festas do tipo paredão, com 17 vítimas, o que corresponde a 55% do total de baleados. Cinco dessas vítimas foram atingidas durante operações policiais.
Outro dado alarmante, é a atuação da polícia nesses episódios: em 2025, seis pessoas foram baleadas por agentes durante eventos, sendo três mortes e três feridos — uma alta de 500% em relação ao ano anterior. Cinco desses casos aconteceram especificamente em festas paredão, o que reforça a preocupação com a violência direcionada a esse tipo de evento, que historicamente já sofre criminalização.
Entre as 31 vítimas registradas este ano, 22 são homens, seis mulheres e em três casos o gênero não foi identificado. Destas, a maioria era adulta: 25 pessoas, das quais nove morreram e 16 ficaram feridas. Também foram registrados dois adolescentes feridos e uma criança baleada.